Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO A DISTANCIA - 15.01.2011 - Continuação

4.2  A concepção epistemológica e metodológica utilizada nos ambientes de EAD

Quadro 1 – Modelos pedagógicos

Epistemologia
Psicologia
Pedagogia
S ® O      Apriorística
Gestalt
Não Diretiva
S ¬ O     Empirismo
Behaviorismo
 Diretiva
S « O
interacionista
 Psicologia genética
Psicologia sócio-histórica

Relacional

Adaptado de Becker, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e realidade, Porto Alegre: UFRGS, faculdade de Educação V. 19 nº 1 p. 89-97, jan/jun, 1997.

GLOSÁRIO


Palavra/Expressão
Significado/ Significação contextualizada
 Empirismo (*)
Conhecimentos práticos devido a experiência
Apriorística (**)
Diz-se do raciocínio a priori, sem exame antecedente. ( A priori é  o conhecimento ou afirmação que ainda não foi provada pela experiência.
Behaviorismo
Todo estímulo eficaz provoca sempre uma resposta imediata, de alguma espécie. ( J.B.Watson);
concepção epistemológica
Seria a crença de como se dá a aquisição do conhecimento, de como o sujeito aprende
Epistemologia(***)

Gestalt
O conhecimento se produz porque existe no ser humano uma capacidade interna inata que predispõe o sujeito ao conhecimento.
Pedagogia

Psicologia


(*): “tábua rasa”, “folha de papel em branco”. Não há nada em nosso intelecto que não tenha entrado lá através dos  nossos sentidos”.
(**) caracteriza-se por considerar que o indivíduo, ao nascer, traz consigo, já determinadas, as condições de conhecimento e da aprendizagem que se manifestarão ou imediatamente (inatismo) ou progressivamente pelo processo geral de maturação. 

(***)Epistemologia : A epistemologia, também chamada teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Essas questões são, implicitamente, tão velhas quanto a filosofia, embora seu primeiro tratamento explícito seja o encontrado em Platão (427-347 AC), em particular no Theaetetus. Mas primordialmente na era moderna, a partir do século XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associação com a emergência da ciência moderna - que a epistemologia tem ocupado um plano central na filosofia.

5 A EXPERIÊNCIA DOS CURSOS DE TUTORIAS

As experiências da pedagogia tradicional dos cursos de educação a distância repousam na maioria das vezes em conteúdos  instrucionistas, onde os alunos não conseguem interagir entre eles. A experiência dos cursos de tutoria tem demonstrado uma baixa interatividade entre professor/tutor e alunos levando-os a uma desmotivação e um muitos casos ao abandono do curso.
Ser tutor é antes de tudo, saber cuidar da clientela, ter uma postura de um professor presencial que acompanha, ensina, troca ideias,  é essa a principal função do “ensinar”, diante dessa concepção que podemos chamá-la de sócio-interacionista, é possível além da interação entre o sujeito e o objeto, aluno e professore acontecer  o conhecimento com efetividade. Mas o que se observa com o sistema EAD instrucionista não é adequado, pois a figura do tutor tende a reproduzir as abordagens pedagógicas do ensino presencial, sem a preocupação sem a preocupação em formar pessoas com análise reflexiva e sim pessoas a um paradigma demonstrando demonstrando interacional é proporcionar uma formação de comunidade de aprendizagem para o desenvolvimento de uma educação sustentável capazes de tornar o indivíduo conhecedor do seu contexto nos aspectos sócio -político e cultural, despertando essa clientela para conhecer uma consciência cidadão   
Na concepção sócio - interacionista, acredita-se que o conhecimento ocorre em um processo de interação entre o sujeito e objeto, entre o indivíduo e seus meio físicos e sociais.
Segundo Becker (1993) o interacionismo assume a linguagem a experiência e a ação do educando, sendo que o conhecimento não está nem no sujeito, nem no objeto, mas sim na interação dando-se a real importância da ação do sujeito em seu processo de aprendizagem.
A aprendizagem do sujeito acontece a medida que ele age sobre os conteúdos específicos mediados pelo suporte tecnológico.
A EAD está baseada em soluções abertas, flexíveis tem como suporte pedagógico a abordagem sócia - interacionista que permite a construção do conhecimento, a começar do contato com outros sujeitos autônomos, das hipermídia e na construção de hipertextos.
Desse modo, os interatores são sujeitos autônomos, pois constroem seus significados através da interação mediada, como afirmava Vygotsky (1999).
Esses fatores promovem construção de conhecimentos permitindo o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem nos sujeitos cognitivos, que se tornam ativos e vêem sentido, tanto na construção de conteúdos como também no desenvolvimento de habilidades do ambiente de aprendizagem.

6 CARACTERÍSTICAS DA PERSPECTIVA SÓCIO – INTERACIONISTA PARA A EAD ESTABELECIDAS EM AVA


O fundamento do sócio - interacionismo é estabelecido em AVA por este tipo de ambiente possuir a capacidade robusta e potencial de suas ferramentas síncronas e assíncronas, gerando com isso, a formação de comunidade de aprendizagem. Para uma melhor caracterização dos fundamentos pedagógicos para EAD de qualidade, apresentamos as características pedagógicas que devem ser estabelecida no AVA.

Quadro 1 - Características da perspectiva sócias - interacionista para EAD utilizando Ambientes Virtuais de Aprendizagem


Concepção de
Aprendizagem

Metodologia de
Ensino

Ambientes de
Aprendizagem

A aprendizagem é estabelecida a partir das interações entre os sujeitos cognitivos com o contexto cultural-social, mediados pelo ambiente Computacional.

Realizada a partir da mediação através dos suportes tecnológicos que viabilizarão as interações geradas pela zona de desenvolvimento proximal de cada interlocutor, formando assim uma rede.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem que disponibilizem
Ferramentas síncronas e assíncronas para a formação de comunidades. Ademais, há necessidade de encontros também presencial.



O educador irá avaliar os sujeitos, em todo o processo de aprendizagem. Desde a imersão no ambiente até as atividades propostas nas ferramentas. Igualmente, a auto-avaliação e avaliação mútua, também se apresentam como formas de avaliação.
Educador : O educador, nesta abordagem, se apresenta como um orientador das atividades e co-autor do processo de ensino e aprendizagem. Garantindo, com sua proposta, a mediação a partir do processo de interações através da zona de desenvolvimento proximal dos sujeitos cognitivos.
Sujeitos cognitivos Sujeitos autônomos, ativo, critico e reflexivo que age sobre o objeto do conhecimento.
Considerando estas características como critério didático-pedagógico de fundamento da EAD, criação de software e desenvolvimento de ambientes, pois todo e qualquer desenvolvimento de um produto para educação é permeado por uma concepção epistemológica, ou seja, por uma crença de como se dá a aquisição do conhecimento, de como o sujeito aprende. Essa concepção é a base do desenvolvimento do processo educacional expresso nas ações educativas. Em alguns ambientes, é possível identificar a aplicação de uma concepção epistemológica em particular ao processo escolhido.
Em especial, duas abordagens teóricas distintas podem ser verificadas. A empirista – aqui denominada de Pedagogia tradicional, e a interacionista, Aqui apregoada de sócio - interacionismo.
Portanto, há de se considerar que a EAD hoje caminha para uma tendência de flexibilização nos cursos, bem como o desenvolvimento de ambientes mais interativos e abertos, nesse sentido, o ciclo de vida das soluções instrucionistas está se acabando, para o bem da educação.

7  EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
Concepção sócio - interacionista é aquela segundo a qual o desenvolvimento humano se dá em relação nas trocas entre parceiros sociais, através de processos de interação e mediação, onde o indivíduo interage coma sua cultura.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EAD, são usados para complementar aulas presenciais. Ex: Moodle, SOLAR, TelEduc etc.
As TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) que permitiram ao meio educacional o emprego de diversas ferramentas e ambientes que transformaram as relações de aprendizagem.
As perspectivas sócias - construtivistas apresentam como ponto central a premissa de que aprendizagem e desenvolvimento são produtos da interação social.
Entretanto, o papel da educação é desafiar, provocar, contagiar e despertar nos sujeitos o desejo, o interesse para que eles possam construir conhecimentos a partir da interação.

Júnior, A. O. (Outubro de 2008). Fundamentos Pedagtógicos para Modelagem de Ambientes Virtuais de Apredizagem - AVA: Requisitos Necessarios para a EAD de qualidade. Anais da II JOrnadacias Cientifica da Faculdade de Ciências Educacionais , p. 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário